Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

Co-Produções
2 Outubro 2020

Sons Mentirosos Misteriosos

Sofia Dias & Vítor Roriz

Sofia Dias & Vítor Roriz são coreógrafos e bailarinos a colaborar desde 2006 na pesquisa e conceção de vários espetáculos, performances e instalações apresentados em mais de 17 países. Tendo por base o movimento e o gesto, Sofia e Vítor têm alargado a sua pesquisa à natureza dúctil da palavra dita, cantada e escrita, cruzando diferentes formatos de apresentação, numa tentativa de questionamento dos limites da linguagem e da representação. O interesse crescente da dupla por formas de partilha e reflexão entre pares levou-os à organização, desde 2012, de várias residências e encontros entre artistas, dos quais destacam Aware no contexto do Festival Alkantara. Lecionam regularmente aulas e workshops em Portugal e no estrangeiro. Foram os curadores da segunda edição do PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, do Fórum Dança (2018/2019). Enquanto dupla, têm colaborado com diversos artistas, tais como, Catarina Dias, Lara Torres, Gonçalo Waddington, Carla Maciel, Marco Martins, Clara Andermatt, Mark Tompkins e Tiago Rodrigues. 

foto_ Alípio Padilha

Um olhar mais atento à infância, permitiu-nos constatar que muitos dos estados de presença e materiais coreográficos dos nossos projectos são tangenciais ao modo como as crianças se relacionam com o seu contexto. As tentativas de desvio de um tempo linear, a alternância entre o concreto e o abstracto, o modo como lidamos com as ideias de simultaneidade e multiplicidade procurando uma relação não hierárquica entre movimento, voz, palavra e objectos são fortes direcções da nossa pesquisa, mas também parecem intrínsecas às crianças na sua interacção com o mundo.
Por isso, neste novo projecto, mais do que adaptar os nossos modos de pesquisa e composição ao universo das crianças, parece-nos mais útil continuar a experimentação focando nas características que nos aproximam dele: a liberdade de saltar de uma coisa para outra, a capacidade de transformar o concreto em algo mágico pela “intensidade“ do olhar e, sobretudo, o modo de convocar questões simultaneamente metafísicas, ontológicas, estéticas, banais e quase sempre imprevisíveis.

Sofia Dias & Vítor Roriz

Cronologia

ESTREIA
8 Outubro 2020 — 18 Outubro 2020
Festival Materiais Diversos - Edição 2021

Ficha técnica

Direcção Artística e Cenografia Sofia Dias & Vítor Roriz Interpretação Daniel Pizamiglio/ Lewis Seivwright, Inês Melo Campos e Filipe Pereira Apoio ao trabalho de Foley Nuno Bento Som e Figurinos Sofia Dias Desenhos Ephedra aka Catarina Dias Escultura Gonçalo Barreiros Desenho de luz e construção de cenografia Nuno Borda de Água Produção Executiva Vítor Alves Brotas (Agência 25) e S&V Coprodução LU.CA – Teatro Luís de Camões (Lisboa), Materiais Diversos (Cartaxo), Théâtre de la Ville (Paris), Teatro Nacional São João (Porto), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) Residência de Coprodução O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo, PT) Residência Casa da Dança (Almada, PT)

duração

35'

classificação etária

3+
Agenda