Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

Co-ProduçõesResidências Artísticas
9 Julho 2021 – 13 Julho 2021
Parque Central do Cartaxo

Tocar o Paraíso

Teatro do Frio

Teatro do Frio é um colectivo artístico constituído em 2005 e inserido no contexto regional da zona Norte. Surge com o propósito de privilegiar o espaço da pesquisa na criação teatral, com uma vontade estatutariamente enraizada de cruzamento disciplinar. Desde 2013 investiga limiares e zonas de contacto entre os processos de criação teatral e a arte sonora, acústica, dança e escrita composicional. Nesta premissa, tem aprofundado o investimento na criação de espetáculos onde intérprete e palavra emergem da investigação sistemática em torno das relações emoção, ação, pensamento e donde a escrita dramatúrgica/composicional acontece a partir de uma gramática própria que relaciona voz, corpo, espaço e som. Desde 2016 investiga relações entre escrita dramatúrgica e paisagem aprofundando em 2017 esse exercício ao conceito de drama sonoro, relacionando cinestesia [linguagem do corpo] e toponímia [linguagem do território].

O Teatro do Frio é uma estrutura apoiada pela DGARTES.

Imagem: Gonçalo Mota

A partir de um processo de auscultação a habitantes do Cartaxo e pessoas que frequentam o Parque Central, o Teatro do Frio desenvolve o projecto Tocar o Paraíso com o qual pretende contribuir para a regeneração do jardim como interesse comum e mobilizador à ação e usufruto, promovendo uma plataforma performativa e de contacto  entre seres humanos e seres vegetais.

Durante a residência o Teatro do Frio desenvolve um conjunto de ações de carácter colaborativo para ocupação de espaço público, percursos pelo jardim e ações de carácter “mais” performativo, entre elas a projeção de filmes que desenvolva e aprofunde) gestos e/ou temáticas da ação.

Tocar o Paraíso tem estreia marcada para o Festival Materiais Diversos 2021

Ficha técnica

Direcção Artística RODRIGO MALVAR e CATARINA LACERDA Dramaturgia CATARINA LACERDA Desenho de Luz JOÃO ABREU Interpretação ACTORES A DESIGNAR Composição + Dispositivo Tecnológico TIAGO ÂNGELO e RODRIGO MALVAR Composição Escultórica e locais de Assembleia HUGO RIBEIRO Criação Vídeo RICARDO COUTO Técnicos da divisão do ambiente da Câmara Municipal A DESIGNAR Investigação e criação de artigo GONÇALO MOTA
Agenda