BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Em 2023 perfazem 20 anos sobre a criação da Associação Cultural Materiais Diversos, para sempre ligada ao espetáculo Materiais Diversos, que trouxe a Tiago Guedes reconhecimento nacional e internacional como coreógrafo. Marcando esta data, o Município de Alcanena convidou-nos a repor esta peça histórica a única criação de Tiago Guedes para a infância, Matrioska, que estreou em França e já fez mais de 200 apresentações em todas as latitudes, do Brasil a Singapura, passando por Portugal. Compõe-se assim um pequeno ciclo que, além destes dois espetáculos, conta com uma conversa entre o Tiago Guedes, João Fiadeiro e Mónica Guerreiro a partir de questões como a circulação e internacionalização de projetos de dança contemporânea.
20 anos Materiais Diversos
Cine Teatro São Pedro, Alcanena
> 2 de Março, às 10h30 | Apresentação da MATRIOSKA, de Tiago Guedes (sessão para escolas)
Matrioska é um dueto que tem como público-alvo crianças de 6 a 10 anos, o tema principal deste espetáculo de dança é a descoberta — descoberta do ‘Outro’, mas também a descoberta de novos significados perante as coisas que nos rodeiam. A peça está baseada numa narrativa cuja estrutura é ritmada por sucessivas transformações cenográficas. Matrioska parte da ideia que existem muitas camadas sobrepostas nas coisas que vemos. Muitas vezes o que vemos à frente dos nossos olhos não é mais do que uma primeira imagem, a mais imediata de muitas outras que estarão por trás dela.
Ao optar por um trabalho sobre o mistério, Tiago Guedes propõe às crianças um universo habitado de estranheza onde as razões (sobre a origem e as motivações, a maneira de agir de formas abstratas ou de personagens entrevistas) ficam em suspenso. Dá-se preferência a uma abordagem elíptica e intuitiva (e não tanto narrativa) da história, deixando às crianças a liberdade de construírem a sua própria relação com o espectáculo, oferecendo-lhes um jogo em aberto quanto às possíveis resoluções.
____
> 4 de Março, às 17h | CONVERSA com Tiago Guedes, João Fiadeiro, Mónica Guerreiro
Tendo como mote os 20 anos da Materiais Diversos desenvolve-se uma conversa que passa por questões como a importância das estruturas de autor na circulação, o valor da produção e comunicação nas estruturas de produção e circulação, o papel da programação, os limites e as forças das redes internacionais, a economia da circulação na economia da dança, a dificuldade em circular e a tensão da dança contemporânea com os públicos, a importância da internacionalização, a relação entre produção, circulação e sustentabilidade.
____
> 4 de Março, às 21h30 | Apresentação do MATERIAIS DIVERSOS, de Tiago Guedes
Sobre o espetáculo Materiais Diversos, diz Tiago Guedes: “Ao tentar afastar-me cada vez mais de um espetáculo coreográfico, continuando o meu trabalho à volta dos materiais plásticos e da relação intérprete/função, uma inesperada aproximação à coreografia se revelou…
De que forma e de onde se pode ainda extrair coreografia? Como é que, a partir de uma partitura à volta dos materiais, se pode reinventar essa mesma partitura e transformá-la em algo tão abstrato quanto possível? Como é que estes Materiais Diversos (plásticos e coreográficos) se influenciam, se interligam e estabelecem relações entre si?”
Conceção, coreografia Tiago Guedes
Interpretação David Marques
Desenho de Luz Caty Olive
Música Raymond Scott
Assistente de direção e consultor artístico Marcelo Costa
Assistente de ensaio Inês Jacques
Acompanhamento Artístico João Fiadeiro (coreografia e conceção), Walter Lauterer (espaço), Marta Wengorovius (no âmbito do LAB 10)
Direção Técnica Mafalda Oliveira
Produção Materiais Diversos
Co-produção Lille 2004, Capital Europeia da Cultura, Le VIVAT (Armentières) e
Dança para 4 Estações/Chão de Oliva
MATERIAIS DIVERSOS é um projeto financiado pelo MC (Ministério da Cultura) /IA (Instituto das Artes)
Apoio Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa de apoio para Novos Encenadores, RE.AL, Atelier RE.AL
Agradecimentos Martim Pedroso, Fapil/Fernando Teixeira, Júlio Dolbeth, Nuno Cabral, Eliane Dheygère, Centro Coreográfico de Montemor-o-Novo/Espaço do Tempo
Duração 50 min.
Classificação etária para todas as idades
m/6 * 3€ / 2.25€ (desconto para estudantes com apresentação de comprovativo; desconto para maiores de 65 anos)
____
> 4 março, 23h | Dj set Mais do mesmo
Mais do mesmo pode ser entendido literalmente ou ironicamente. Cabe ao teu sentido crítico avaliar, caso aches mais do mesmo, é esse o conceito, caso aches que não é mais do mesmo, é esse o conceito.
Nesta esfera da noite, defino-me como um passador de som, dj é outra coisa. Gosto de ver pessoas felizes, isso traz-me energia para passar som.
Digamos que não faço nada sozinho, preciso sempre de público, público expressivo, artista, público solto.
BILHETEIRA
TER – SEX | 16 –19h
Rua 25 de Abril, Alcanena
Tel.: 939091303
*Levantamento de bilhetes até ao dia anterior