SAVE THE DATE – Festival Materiais Diversos
De 3 a 12 de outubro de 2025, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro, música, instalações e conversas.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 3 a 12 de outubro de 2025, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas.
Com o intuito de introduzir na escola um espaço—tempo em que experimentação artística, sensível e filosófica caminhem de mãos dadas para sustentar aprendizagens integrais e profundas, desde 2017, a MD tem convidado artistas de diferentes áreas para encontros semanais em horário curricular com crianças e professores.
Acreditamos que esta experiência é tanto mais significativa quanto ancorada na experiência e conhecimento dos lugares onde habitamos, na construção paralela de um sentido de pertença e do pensamento crítico. Assim, em 2018, foi introduzido como âncora temática de um projecto experimental de longo curso o Antropoceno, entretanto adoptado como tema para o projecto de flexibilidade curricular do Agrupamento de Escolas de Alcanena, no ano lectivo 2018/19.
O Antropoceno é uma era geológica recentemente nomeada, cuja identificação vem trazer uma nova luz sobre a presença do ser humano no planeta Terra. Sob esta luz, o projecto propõe uma experiência partilhada entre crianças e adultos, professores e artistas, que simultaneamente permite explorar de forma acessível o grande tema do “Antropoceno” e conhecer e cuidar o nosso ecossistema de proximidade, no caso, a localidade de Alcanena. Através das oficinas de voz/ movimento, filosofia e artes plásticas, com duas turmas de 2º ciclo, pensa-se a relação entre humanidade e natureza de uma forma não dicotómica e faz-se uma aproximação ao lugar em termos geológicos, hídricos, biológicos, sociais e económicos; liga-se este lugar a outros lugares, nós aos outros, os nossos mundos a diversos mundos; e procura-se contribuir para a auto-estima, o sentido de pertença e a reflexão crítica das crianças participantes.
Edição 2018/2019: 1 Outubro a 15 Junho
De Outubro a Maio, durante o ano lectivo.
Sessões semanais com duas turmas de 5º ano das EB2,3 de Minde e EB2 de Alcanena.