Na Prática
NA PRÁTICA é uma escola de verão com foco no campo das artes performativas, destinada a artistas e investigadores, co-organizada pela Materiais Diversos e pelo Centro de Estudos de Teatro (FLUL). Trata-se de um encontro anual em que, deliberadamente, não se faz distinção entre teoria e prática como uma forma de re-avaliar e re-inscrever as nossas ações, enquanto indivíduos e profissionais, num mundo voltado para a eficácia, a velocidade e a competição. Propõe-se desta forma incorporar um dos grandes desafios da actualidade, re-aprender a conversar, re-aprender a fazer.
.
Parlamento de perguntas para um corpo político: quem tem uma?
Com Volmir Cordeiro, Gustavo Vicente e Rui Pina Coelho
Porque não nos interessa (aqui, agora) definir um corpo político, propomos a construção de um parlamento de perguntas individuais e/ou coletivas que se possam endereçar às noções de corpo e política, bem como aos seus muitos possíveis cruzamentos. Sugerimos um parlamento no que ele tem de assembleia de membros que falam (parlent), discursam e se expõem ao apresentar propostas de mudança social. Consideramos que a fala está no âmago do corpo político : quem fala, quem é ouvido, quem é entendido, quem é seguido e por quais motivos? Falar, discutir, ouvir e perguntar são as ferramentas básicas para agir NA PRÁTICA em democracia: que falas importam e por que meios elas se expressam? O critério que banha esse encontro é o de que a política não é coisa apenas para gestores especializados nem sobre buscar um acordo dócil entre oposições; a política é coisa que está no corpo, e estando no corpo é coisa para todas as pessoas.
.
Jogar com o Parlamento — Sessão aberta
Sábado • 26 JUN • 16:00
Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio
Entrada livre com lotação limitada
Esta edição da escola de verão NA PRÁTICA investe numa reflexão sobre o corpo político e tem como convidado o coreógrafo e investigador Volmir Cordeiro. No culminar da semana de trabalho, convidamos todas as pessoas interessadas a Jogar com o Parlamento, ação participativa que nos convoca a colocar perguntas e a exercitar o nosso lugar enquanto membros desta e de outras assembleias. Porque a política não é coisa apenas para gestores especializados, é coisa que está no corpo e estando no corpo é para todas as pessoas.
Diversos