Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
5 Novembro 2024 – 12 Novembro 2024

Ver no Escuro

Deste 2018 que desenvolvemos Ver no Escuro, um clube de espectadores criado para consolidar uma comunidade de público mais participativa e crítica. Através de encontros mensais, entre 2017 e 2019, levámos a Lisboa espectadores de Alcanena, Torres Novas e Cartaxo para ver e debater espectáculos. Foi ainda criada uma versão do projecto para estudantes de dança, acompanhando cada espectáculo por um laboratório coreográfico. Em 2020, mantivemos o projecto apesar da pandemia por Covid 19, e realizámos o clube de espectadores Ver no Escuro online, em conversas com artistas.

Em 2021, Ver no Escuro segue para o contexto escolar, onde através da exploração e observação de objectos artísticos, em conjunto com os alunos, se desenvolve um espaço de partilha e debate de ideias sobre como a arte constrói imaginários, memórias e histórias de/na vida.

 

5 Novembro | Centro Cultural do Cartaxo
Visionamento do filme Cinema Paradiso com turmas da Escola Secundária do Cartaxo

12 Novembro | Escola Secundária do Cartaxo
Conversa com as turmas da Escola Secundária do Cartaxo

Agenda