festival materiais diversos
De 3 a 12 de outubro de 2025, o festival materiais diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de dança, performance, música, conversas, caminhadas, atividades para famílias e formação.
De 3 a 12 de outubro de 2025, o festival materiais diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de dança, performance, música, conversas, caminhadas, atividades para famílias e formação.
✳︎
Num ecossistema vivo e em constante mudança do território que habitamos — físico, simbólico, emocional — o festival materiais diversos entra numa edição de transição, entre o que foi, o que é e o que poderá ainda tornar-se. Aqui, o tempo não se desenha em linha reta. Move-se em espiral, ritmado pelos corpos, pelas estações e pela escuta. É um tempo sensível, que pulsa ao ritmo da terra e das pessoas que a habitam.
Esta edição convida-nos a olhar o passado como herança, o presente como prática ativa de cuidado e desejo, e o futuro como um espaço aberto à reinvenção. Há uma atenção renovada ao que deve ser preservado, ao que pode ser reciclado e ao que já não nos serve — sem medo de deixar partir, sem receio de recomeçar.
Esta é a primeira edição sob a minha direção artística, ainda ancorada num programa concebido por Elisabete Paiva, a quem deixo o meu profundo agradecimento. É neste gesto de continuidade e transição que abrimos um novo ciclo — com vontade de radicalizar, suavemente. Cabe-me agora honrar este programa, oferecendo-lhe um novo rosto e um desejo renovado, entrelaçando-o com o projeto mais alargado da Materiais Diversos. Um projeto que reflete sobre os temas que atravessam e moldam a sociedade contemporânea, através de um gesto de presença, desafiando paradigmas políticos e sociais, convocando experiências partilhadas que operam como dispositivos de pensamento e transformação.
Guardamos a herança da proximidade, da escuta atenta ao território, das parcerias fundadas no afeto e na resistência. Preservamos a alegria da celebração comunitária, a força de uma programação comprometida, a radicalidade descentralizadora e os discursos que interrogam o agora — conectando artistas e públicos num espaço de acolhimento e ressonância. Há uma intenção clara de ocupar o corpo como território político e agregador — fundamento das práticas contemporâneas de dança — para aceder ao coletivo, à sua potência transformadora e à força unificadora.
Tomar posição é o eixo central do meu projeto artístico: situar o festival nos contextos local e nacional, ao mesmo tempo que se afirma a sua missão numa perspectiva internacional, conectando práticas e imaginários, modos de fazer e modos de existir. Combinando sustentabilidade e adaptabilidade, o festival materiais diversos é um organismo vivo, inclusivo e dinâmico, capaz de enfrentar os desafios do presente com uma comunidade vibrante, motivada por momentos essenciais de convivência, pensamento e ação.
Transformamos a ideia de programação de uma linha reta numa constelação. Criamos espaço para o invisível, o inacabado, o em progresso. Este festival cultiva espaço para o que ainda não tem nome. Aqui coexistem camadas, tensões e afetos. Alimenta a imaginação radical de um festival sem um único centro — porque tem muitos!
Apesar de todas as incertezas que enfrentamos, estamos aqui! Venham, conversem, pensem. Imaginem o futuro connosco.
Cristina Planas Leitão
Diretora Artística,
Materiais Diversos
✳︎
María Jerez, em colaboração com Quim Pujol, convida-nos a trabalhar com o imperativo de um verbo inventado, “indíralo”, cuja definição seria “não fazer algo individualmente” e que designa uma prática na qual as ações são, decididamente, realizadas de forma isolada. Nesta prática, é impossível escapar ao corpo coletivo e as ações, descobertas, composições e estados têm sempre de ser definidos à medida que ocorrem na comunidade, entendendo-a tanto num sentido humano como não-humano.
Durante uma semana, trabalharemos na coreografia de um cérebro múltiplo e divergente que não se desloca numa só direção, mas antes ao longo de muitas linhas simultâneas sem alcançar acordos coletivos. Esta coreografia implica relacionarmo-nos com o que não conhecemos e ainda não foi definido. Trata-se de um estado de incerteza coletiva.
Sabemos que estamos juntos “nisto”, mas “isto” nunca é definido, é um enigma que mantemos entre nós, humanos e não humanos. Como podemos relacionar-nos com esta suspensão de sentido e significado? “Indíralo” é a celebração deste relacionamento, deste “estarmos juntos” no enigma.
A Escola de Verão: Na Prática é uma iniciativa de formação avançada com foco no campo das artes performativas, co-organizada pela Materiais Diversos e pelo Centro de Estudos de Teatro (FLUL). Visando dar ênfase e continuidade a um trabalho de esbatimento das fronteiras entre teoria e prática, com particular atenção nas metodologias exploradas no contexto da investigação artística, Na Prática reúne anualmente, durante cerca de uma semana, investigadores, estudantes e artistas num programa de criação e pensamento, nas zonas de intervenção da Materiais Diversos (Minde/Alcanena). Os programas incidem, habitualmente, numa prática específica de um/a artista, convidado/a a partilhar e a inscrever a sua pesquisa numa discussão alargada.
●
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
Destinatários
Artistas, investigadores e estudantes de todas as áreas disciplinares, com interesse em práticas colaborativas.
Nº máximo de participantes
12
Período de inscrições
Até 7 de Maio
Until May 7st
●
Valor a pagar
100 Eur
10% desconto para estudantes FLUL
A inscrição inclui participação em todas as atividades da escola, alojamento (em camarata), refeições e seguro de acidentes pessoais. Não inclui deslocações.
Todos os anos, oferecemos uma bolsa para Na Prática Escola de Verão a uma pessoa de cada uma das escolas parceiras e nas seguintes condições
— Estudantes do Programa em Estudos de Teatro ou Investigadores do Centro de Estudos de Teatro da FLUL
— Estudantes da Escola Superior de Dança
— Estudantes do Curso de Teatro da ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha
Se é o teu caso, por favor preenche os campos do formulário assinalados com ✤
Modo de inscrição
As pessoas interessadas deverão preencher este formulário.
As inscrições serão analisadas e realizada uma seleção, considerando a diversidade e relevância dos perfis de participantes na constituição do grupo e no desenvolvimento das questões propostas.