Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
7 Maio 2022
Centro de Convívio do Cartaxo

Oficina de Hip Hop: Rap e Escrita Criativa

Flávio Almada

MC (Mestre de Cerimónias), poeta e ativista social, licenciado em Tradução e Escrita Criativa (ULHT/ECATI) e Coordenador Geral do Moinho da Juventude.  No mundo de  hip-hop, onde é conhecido por L.B.C. Soldjah, tem passado uma leitura crítica da sociedade e faz do Hip Hop uma ferramenta para a consciencialização e emancipação. Trabalhou como animador sociocultural em diversos bairros da região de  Grande Lisboa. Foi técnico e formador da Escola de Hip Hop da Associação Moinho da Juventude e  criado e coordenado diversas oficinas de formação de jovens a nível nacional e internacional. 

Cecílio Mendes

Produtor, editor musical no Estúdio Kova M da Associação Cultural Moinho da Juventude onde tem coordenado vários workshops de música com jovens ligados a cultura hip hop e música urbana.. Participou ativamente na produção e edição de vários  CD’s do rap, colaborou no projecto com os jovens da Finlândia na produção de um cd de rap multilingue, coordenou várias  Residências artísticas de Rap  nos  intercâmbios nacionais e internacionais.

Oficina para jovens até aos 25 anos

7 maio • 15h — 19h
Centro de Convívio do Cartaxo

Depois do projeto Paraíso Bruto, desenvolvido com jovens do Cartaxo em 2021, esta oficina propõe uma experiência exploratória e participativa no mundo cultural Hip Hop, concretamente no Rap, através de ritmo e escrita criativa. Terá três momentos:

1. Introdução do sentido de ritmo, utilizando o corpo como instrumento de percussão e cadência mediado por jogos de palavras;
2. Partilha de técnicas de escrita utilizadas pelos Mc’s/rappers na produção das líricas musicais;
3. Realização de gravação com mic aberto para todas/os participantes.

Inscrições até dia 6 de maio AQUI.

Agenda