Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 3 a 12 de outubro de 2025, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas.

2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
5 Julho 2023 – 9 Julho 2023
Centro Cultural do Alviela, Portugal

Na Prática

María Jerez, Quim Pujol

Maria Jerez

Maria Jerez (1978). O seu trabalho transita “entre” a coreografia, o cinema e as artes plásticas. Desde 2004, realiza peças que exploram a relação com o espectador como o espaço em que os modos de representação são postos em crise. De “O Caso do Espectador” às suas peças mais recentes, esta relação tem mutado de um lugar de “compreensão” das convenções teatrais e cinematográficas, ou seja, da perícia, para a perda intencional de referências onde o artista, a peça e o espectador se comportam uns com os outros como estranhos. Ela combina a produção de seu trabalho artístico com projetos educacionais, curatoriais e editoriais.

Projectos

Quim Pujol

Quim Pujol (1978) trabalha entre a poesia e as artes vivas. Suas últimas peças são “The Message From Other Worlds” (2021) e “Variedade de variedades” (2022). Participou em exposições como “Interval. Sound Actions” na Fundació Antoni Tàpies ou “Visceral Blue” em La Capella. Editou com Ixiar Rozas o volume de teoria do afeto “Ejercicios de ocupación” (Ediciones Polígrafa, 2015) e também foi curador do programa de artes experimentais do Mercat de les Flors (2011-2015) e das Picnic Sessions do CA2M (2023).

Projectos

SITE NA PRÁTICA

 

Indíralo: como não fazer algo individualmente

María Jerez, em colaboração com Quim Pujol, convida-nos a trabalhar com o imperativo de um verbo inventado, “indíralo”, cuja definição seria “não fazer algo individualmente” e que designa uma prática na qual as ações são, decididamente, realizadas de forma isolada. Nesta prática, é impossível escapar ao corpo coletivo e as ações, descobertas, composições e estados têm sempre de ser definidos à medida que ocorrem na comunidade, entendendo-a tanto num sentido humano como não-humano.
Durante uma semana, trabalharemos na coreografia de um cérebro múltiplo e divergente que não se desloca numa só direção, mas antes ao longo de muitas linhas simultâneas sem alcançar acordos coletivos. Esta coreografia implica relacionarmo-nos com o que não conhecemos e ainda não foi definido. Trata-se de um estado de incerteza coletiva.
Sabemos que estamos juntos “nisto”, mas “isto” nunca é definido, é um enigma que mantemos entre nós, humanos e não humanos. Como podemos relacionar-nos com esta suspensão de sentido e significado? “Indíralo” é a celebração deste relacionamento, deste “estarmos juntos” no enigma.

A Escola de Verão: Na Prática é uma iniciativa de formação avançada com foco no campo das artes performativas, co-organizada pela Materiais Diversos e pelo Centro de Estudos de Teatro (FLUL). Visando dar ênfase e continuidade a um trabalho de esbatimento das fronteiras entre teoria e prática, com particular atenção nas metodologias exploradas no contexto da investigação artística, Na Prática reúne anualmente, durante cerca de uma semana, investigadores, estudantes e artistas num programa de criação e pensamento, nas zonas de intervenção da Materiais Diversos (Minde/Alcanena). Os programas incidem, habitualmente, numa prática específica de um/a artista, convidado/a a partilhar e a inscrever a sua pesquisa numa discussão alargada.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Destinatários
Artistas, investigadores e estudantes de todas as áreas disciplinares, com interesse em práticas colaborativas.

Nº máximo de participantes
12

Período de inscrições
Até 7 de Maio
Until May 7st

Valor a pagar
100 Eur

10% desconto para estudantes FLUL

A inscrição inclui participação em todas as atividades da escola, alojamento (em camarata), refeições e seguro de acidentes pessoais. Não inclui deslocações.

Todos os anos, oferecemos uma bolsa para Na Prática Escola de Verão a uma pessoa de cada uma das escolas parceiras e nas seguintes condições
— Estudantes do Programa em Estudos de Teatro ou Investigadores do Centro de Estudos de Teatro da FLUL
— Estudantes da Escola Superior de Dança
— Estudantes do Curso de Teatro da ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha
Se é o teu caso, por favor preenche os campos do formulário assinalados com ✤

Modo de inscrição
As pessoas interessadas deverão preencher este formulário.

As inscrições serão analisadas e realizada uma seleção, considerando a diversidade e relevância dos perfis de participantes na constituição do grupo e no desenvolvimento das questões propostas.

 

Agenda