SAVE THE DATE – Festival Materiais Diversos
De 3 a 12 de outubro de 2025, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro, música, instalações e conversas.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 3 a 12 de outubro de 2025, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas.
María Jerez, em colaboração com Quim Pujol, convida-nos a trabalhar com o imperativo de um verbo inventado, “indíralo”, cuja definição seria “não fazer algo individualmente” e que designa uma prática na qual as ações são, decididamente, realizadas de forma isolada. Nesta prática, é impossível escapar ao corpo coletivo e as ações, descobertas, composições e estados têm sempre de ser definidos à medida que ocorrem na comunidade, entendendo-a tanto num sentido humano como não-humano.
Durante uma semana, trabalharemos na coreografia de um cérebro múltiplo e divergente que não se desloca numa só direção, mas antes ao longo de muitas linhas simultâneas sem alcançar acordos coletivos. Esta coreografia implica relacionarmo-nos com o que não conhecemos e ainda não foi definido. Trata-se de um estado de incerteza coletiva.
Sabemos que estamos juntos “nisto”, mas “isto” nunca é definido, é um enigma que mantemos entre nós, humanos e não humanos. Como podemos relacionar-nos com esta suspensão de sentido e significado? “Indíralo” é a celebração deste relacionamento, deste “estarmos juntos” no enigma.
A Escola de Verão: Na Prática é uma iniciativa de formação avançada com foco no campo das artes performativas, co-organizada pela Materiais Diversos e pelo Centro de Estudos de Teatro (FLUL). Visando dar ênfase e continuidade a um trabalho de esbatimento das fronteiras entre teoria e prática, com particular atenção nas metodologias exploradas no contexto da investigação artística, Na Prática reúne anualmente, durante cerca de uma semana, investigadores, estudantes e artistas num programa de criação e pensamento, nas zonas de intervenção da Materiais Diversos (Minde/Alcanena). Os programas incidem, habitualmente, numa prática específica de um/a artista, convidado/a a partilhar e a inscrever a sua pesquisa numa discussão alargada.
●
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
Destinatários
Artistas, investigadores e estudantes de todas as áreas disciplinares, com interesse em práticas colaborativas.
Nº máximo de participantes
12
Período de inscrições
Até 7 de Maio
Until May 7st
●
Valor a pagar
100 Eur
10% desconto para estudantes FLUL
A inscrição inclui participação em todas as atividades da escola, alojamento (em camarata), refeições e seguro de acidentes pessoais. Não inclui deslocações.
Todos os anos, oferecemos uma bolsa para Na Prática Escola de Verão a uma pessoa de cada uma das escolas parceiras e nas seguintes condições
— Estudantes do Programa em Estudos de Teatro ou Investigadores do Centro de Estudos de Teatro da FLUL
— Estudantes da Escola Superior de Dança
— Estudantes do Curso de Teatro da ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha
Se é o teu caso, por favor preenche os campos do formulário assinalados com ✤
Modo de inscrição
As pessoas interessadas deverão preencher este formulário.
As inscrições serão analisadas e realizada uma seleção, considerando a diversidade e relevância dos perfis de participantes na constituição do grupo e no desenvolvimento das questões propostas.