Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
9 Maio 2019
Centro Cultural do Cartaxo

Oficina de Dramaturgia

Miguel Castro Caldas

Escreve para a cena e para o papel, traduz e dá aulas de dramaturgia na licenciatura de Teatro na Escola Superior de Artes e Design. Trabalhou em teatro com Bruno Bravo, Jorge Silva Melo, Gonçalo Waddington, António Simão, Tiago Rodrigues, Gonçalo Amorim, Teresa Sobral, Raquel Castro, Pedro Gil, Lígia Soares, entre outros. Alguns dos seus textos estão publicados na colecção Livrinhos de Teatro dos Artistas Unidos, na editora Ambar, na Douda Correria, na Mariposa Azual, na Culturgest, na Primeiros Sintomas, e nas revistas Artistas Unidos, Fatal e Blimunda. Traduziu Samuel Beckett, Harold Pinter, Ali Smith, William Maxwell, Joyce Carol Oates, Salman Rushdie, Senel Paz, entre outros.

Filipe Pinto

O que faz um actor com um texto? Lê-o vezes sem conta até o decorar. Depois de o decorar liberta-se dele. É tarefa do actor tomar a palavra de outros. Mas, quando já transformou o texto em palavras suas, será que tem consciência de que aquelas palavras são emprestadas e não suas? Nesta oficina, os participantes vão ter a oportunidade de experimentar a escrita e reescrita aproximando-se do processo de fazer teatro.

*A oficina de dramaturgia insere-se no desenvolvimento da pesquisa para o espectáculo A PAISAGEM NÃO RESPONDE, com ante-estreia no dia 11 de maio, às 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo (entrada livre).
Lotação máxima: 12 pessoas

Inscrições até 7 de Maio através de:
info@materiaisdiversos.com
ou tel. 938 414 488

Horário

19h-22h30
Público geral (Concelho do Cartaxo)

Agenda