BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
Em 2100 é provável que se tenha perdido metade dos 7000 idiomas falados em todo o mundo. Inspirados neste e noutros desaparecimentos iminentes, Alex Cassal e Paula Diogo debruçam-se sobre as línguas minoritárias portuguesas que, ao caminharem para a extinção, levam consigo histórias, identidades, diferenças. A partir de uma pesquisa junto de grupos falantes de minderico, mirandês e barranquenho, A Menor Língua do Mundo imagina uma trupe que viaja por uma terra extinta apresentando um espectáculo de variedades com o que foram recolhendo na jornada.
ESTREIA
27 Setembro e 28 Setembro 2019
Festival Materiais Diversos, Cine-teatro São Pedro, Alcanena PT
Sara Abrantes
sara.abrantes@materiaisdiversos.com
+351 915227787
Sofia Matos
sofia.matos@materiaisdiversos.com
+ 351 913633452