BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
“Ela deu-me eu dela recebi” tem como tema central 5 gerações de mulheres na família de Clara Amaral e foca-se na sua avó, Maria Joana Cruz dos Santos, que não sabia ler e escrever. O que poderia ser entendido como um detalhe num seio familiar, revela-se um contexto sociocultural que muitas mulheres em Portugal tiveram de enfrentar até à reforma do sistema de educação, em 1950, que alterou a situação de exclusão das mulheres pelo seu género e estatuto social.
Sobre a mesa há um livro. Num vaivém de movimentos Clara Amaral navega pelo livro, assim como por uma série de parentescos, criando uma narrativa que se multiplica à medida que avança.
“Ela deu-me eu dela recebi” parte da recriação e reescrita em português da performance “She gave it to me I got it from her”, que estreou no Festival Alkantara, em 2021.
Ela deu-me eu dela recebi
um poema que coreografa as mãos e a voz dela
a voz dela que lê em voz alta
o livro
tornado guiāo
tornado performance
tornado arquivo
a permanência da voz dela no livro
no livro
a presença e ausência do nome delas
Ela deu-me eu dela recebi
é um livro e uma coreografia, lida em voz alta e manuseada por uma intérprete, para 6 pessoas.
29 junho 2024 - Ante-Estreia | Junta de Freguesia de Minde
16 a 20 de outubro 2024 - Biblioteca Camões no âmbito da programação do TBA - Teatro do Bairro Alto, Lisboa
25 e 26 de outubro 2024 - A Moagem, Fundão
26 e 27 de novembro de 2024, uma sessão por dia para escolas - São Miguel, Açores
28 e 29 de novembro de 2024, duas sessões por dia / 17h e 18h30 - Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, São Miguel, Açores
12 e 13 de abril de 2025, 3 sessões por dia / 12h, 15h, 17h - Ponto C, Penafiel
Sofia Matos
sofia.matos@materiaisdiversos.com
+351 913633452