Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

Residências Artísticas
18 Janeiro 2022 – 22 Junho 2022

As Amigas da Gaspar

Susana Domingos Gaspar

Susana Domingos Gaspar (Torres Novas, 1980) Licenciou-se dança, ramo de espectáculo, na Escola Superior de Dança, e estudou coreografia no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística e dança na comunidade no Fórum Dança. Pós-graduou-se em fasciaterapia/somatologia. Trabalhou com Né Barros, São Nunes, Madalena Vitorino, Ainhoa Vidal, Marina Nabais, Manuela Pedroso, Filipa Francisco, Costanza Givone, Vera Alvelos e Aldara Bizarro. Coreografou “Registo” (2005), “Enleio” (2006), “As árvore ligam os pássaros à terra” (2007), “Foi como se o chão a engolisse”, “O Rebusco das castanhas” (2009), “Morro onde me prendo” (2010), “Uma artista ao domicílio” (2013), “Ostinato Cantabile” (2015), “Lava”, “Ka” (2016), “Catalága” (2017) e Classe do Jaime. Colaborou com o Teatro de Montemuro e a Amarelo Silvestre, na área do teatro. Desenvolveu trabalho político, sindical e associativo. Estudou composição coreográfica com Cláudia Dias. Integra o Coletivo Yield (Itália-Portugal), o Movimento Democrático de Mulheres, a Mundo em Reboliço, a Associação de Defesa do Património de Torres Novas e o Paralelo 39. Recorda com grande carinho Francesca Lattuada e Emannuelle Huyhn. Desenvolve trabalho pedagógico desde 2002 e fez mediação cultural no Museu Municipal Carlos Reis, entre 2015 e 2018.

Oficinas artísticas e espetáculo | 1º ciclo 

A partir da série “Os Amigos do Gaspar” e da memória de um discurso político para crianças, desenvolvido por João Paulo Seara Cardoso, nos anos 80, para uma geração de crianças agora com 40 anos, constrói-se um projeto que reflete sobre: que personagens são estas em 2022? De que falam entre si? Que trabalho televisivo para crianças existe ainda com o mesmo cunho político que as séries de João Paulo Seara Cardoso? O que podemos dizer sobre o futuro da ideia de sociedade ou fazer pela prevalência do comum, a partir da série dos anos 80? Como resistimos hoje, como preservamos ideias de amizade, empatia e solidariedade, para que os nossos filhos as tenham no futuro?

 

ESPETÁCULO

22 de Junho
Cine-Teatro São Pedro, Alcanena

 

OFICINAS

18 de Janeiro e 15 de Março
EB1 Malhou, Alcanena

 

19 de Janeiro e 16 de Março
EB1 de Vila Moreira, Alcanena

 

Dirigido ao público entre os 5 e os 10 anos

Ficha técnica

Criação Susana Domingos Gaspar Interpretação e Co-criação Francisca Ribeiro, Patrícia Borralho e Susana Domingos Gaspar Apoio a ensaios Marta Cerqueira Música original Francisca Ribeiro (chica) Figurinos Axelle Gonçalves e Guilherme Figueiredo Cenografia Raúl Constante Pereira Desenho de Luz Vera Martins Operação Técnica Júlio Brechó Apoio à investigação Caroline Bergeron, Isabel Barros e Teatro de Marionetas do Porto Registo vídeo e Teaser Talita Caselato Registo fotográfico Rui Dias Monteiro Design imagem projeto Marta Ramírez Cores Produção Executiva Ana Lobato Produção Mundo em Reboliço Projeto financiado por República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes Parceiro institucional República Portuguesa – Ministério da Cultura Apoio Fundo de Fomento Cultural, Materiais Diversos Associação Cultural, FIMFA e Artemrede Co-produções FIMFA, Artemrede, Materiais Diversos Associação Cultural Residências Estúdios Victor Córdon, Pólo Cultural das Gaivotas, Teatro da Voz, Centro Cultural da Malaposta, Largo Residências, Fábrica Ideias Gafanha Nazaré / 23 Milhas - Ílhavo

Público-alvo

todo o público M/3

Duração

45 minutos
Agenda