BANANADA: OPERANTÍPODA (Parte I) — Marcelo Evelin
Marcelo Evelin estará em residência em Caen e em Faro no mês de abril, e realizará um ensaio aberto no dia 17, às 19h, em Caen.
O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.
De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.
S e n s o é uma metodologia que propomos para a pesquisa da sensibilidade cultural e artística numa dada comunidade. Propomo-nos a observar as condições sociais, as posições em relação à arte e ao entretenimento, os sistemas de crenças e valores, a identidade social e a identidade estética da comunidade.
O objectivo principal desta pesquisa é conseguirmos trabalhar com a informação adquirida pelo resultado da nossa investigação acção, que se transformará em material artístico a desenvolver pelos membros do colectivo em variados meios (audiovisuais, corpo, artes plásticas, design) e em conjunto com os elementos da comunidade.
O produto artístico desta investigação resultará numa exposição, em que terá como objectivo uma conciliação entre a arte e o estudo sociológico que permita encontrar um caminho mais viável para responder tanto à necessidade (conhecida ou não) de respostas artísticas na nossa região como às nossas próprias necessidades de criação e expressão artística.
Colectivo 249