Festival

O Festival Materiais Diversos promove o encontro entre diferentes públicos e imaginários em torno das artes (dança, teatro, música e performance) e do pensamento, questionando a actualidade e promovendo a participação cultural como condição de cidadania. Nasceu em Minde, em 2009, alargou-se a Alcanena e ao Cartaxo (em 2013) e tornou-se um dos mais representativos projectos de programação fora dos grandes centros em Portugal, procurando pensar e agir desde os lugares onde se inscreve. Realizou-se anualmente até 2017 e passou a ser bienal a partir da sua décima edição, em 2019.

De 5 a 15 de outubro de 2023, o Festival Materiais Diversos vai estar em Alcanena e Minde com um programa de espetáculos de dança, teatro e música, instalações e conversas. Desacelerar e tornar visíveis as pessoas, os lugares e os processos são os motes da 12ª edição do festival.

2023
2021
2019
2017

desenvolvemos
4 Maio 2022 – 4 Maio 2022

Eco-Quê?

Margarida Mestre

Tem formação em Educação de Infância, Sonoplastia e Dança. É orientadora de vários projectos entre Arte e Pedagogia e dinamiza/orienta projectos na área da Voz e Corpo. Estudou voz em Nova Iorque, no Institute for The Living Voice, e em Thoiras (França), no Roy Hart International School. Autora de espetáculos de poesia para público adulto e infantil, entre os quais “Tudo Gira” (2006), “Poemas para bocas pequenas” (2014) e “BALADA das vinte meninas friorentas” (2017). É artista convidada do projeto Marinho — Um artista, sete programadores, que se desenvolve entre 2017 e 2019.
Tem o mestrado em Artes Performativas — Teatro do movimento pela ESTC (Lisboa).

Oficina para professores de todos os ciclos de ensino e áreas disciplinares

4 maio | 14h30 — 17h30
Biblioteca
EB Integrada 1,2 Dr. Anastácio Gonçalves

A cada vez maior complexidade das realidades sociais, políticas e ambientais, exige novas competências por parte dos professores. Neste quadro, a capacidade de agir em contexto pedagógico em prol da salvaguarda do meio ambiente, da sustentabilidade e da (bio)diversidade é fundamental.

Articular estes conceitos e cruzá-los com a prática pedagógica é possível e desejável tanto para os professores, no sentido da salvaguarda e equilíbrio da sua profissão, como para alunos, no sentido de abrir horizontes saudáveis e de interação equilibrada com o seu futuro.

OBJETIVOS:
1. Dotar os professores de uma base de conhecimento e pensamento onde se cruzam conceitos ambientais com movimentos humanos.
2. Conhecer projetos exemplares.
3. Exercitar o olhar e potenciar a intervenção no contexto próximo.
4. Aplicar ferramentas de criatividade sustentável em práticas pedagógicas.

Inscrições AQUI até dia 3 de maio.

Agenda